O mercado no Brasil

O Brasil já é o quarto maior consumidor de games do mundo, um mercado na casa dos bilhões de reais anuais.

Atualmente os jogos digitais deixaram de ser apenas diversão, e são usados em treinamentos empresariais, aplicativos gamificados nas mais diversas áreas (por exemplo, na área de saúde, alimentação e práticas esportivas), na área de educação, entre outros inúmeros cenários onde a criatividade que envolva roteiros, personagens, metas e resultados, possa ser utilizada. A capacidade de criar interfaces animadas, com cenários e personagens atrativos, é um diferencial importante para o profissional de Jogos Digitais, que estará habilitado também na área de Web Design.

Em levantamento feito pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi relatada a existência de 133 empresas desenvolvedoras de games no Brasil. O relatório recomenda que o setor de jogos eletrônicos no Brasil ainda precisa melhorar e crescer muito, a partir da criação de mais propriedade intelectual (jogos próprios) que possam virar franquias e serem comercializadas tanto nacional quanto internacionalmente. O estudo recomenda também a melhora na qualidade de formação profissional na área de Games, necessidade esta que o curso de Jogos Digitais da Faccat busca suprir.

Já o relatório da empresa internacional de pesquisas GFK, “Consumer Choices Brasil”, divulgada no final de 2013, aponta que o mercado brasileiro de games tem um público formado por mais de 45 milhões de usuários. Este mesmo número de usuários foi confirmado pela pesquisa realizada pelo Ibope e divulgada em reportagem especial sobre o mercado de games no Brasil no site em português da rede de notícias BBC.

Assim sendo, e seguindo sua missão, a Faccat busca formar profissionais capazes de inserção em sua área, pois possuem qualificação técnica, humana e gerencial, que lhes possibilita competências para soluções inovadoras.

Saiba Mais

FACCAT Games

O Estúdio de Jogos da FACCAT é um local de referência para o estudo, pesquisa e desenvolvimento de softwares e projetos relacionados a área de Indústria Criativa de Jogos Digitais.

Os participantes adquirem experiência em desenvolvimento de projetos reais de criação de Jogos Digitais e softwares Gamificados além do uso de ferramentas de editoração de imagens e vídeos.