Infraestrutura

O curso conta com 7 laboratórios de informática, todos com projetores e ar-condicionado, e com o que há de mais atual em termos de computadores, redes e servidores para uso exclusivo dos alunos. Mas, principalmente: os softwares e ferramentas de desenvolvimento que serão utilizadas no curso estão entre os mais atuais, os mesmos utilizados pelas grandes empresas desenvolvedoras de jogos do mundo todo.

O curso conta também com equipamentos específicos para testes dos games desenvolvidos em sala de aula, como consoles, joysticks e simuladores diversos. Conta também com vários dispositivos, tais como óculos de realidade virtual, máquina Arcade em tamanho real (livre para instalação de novos games) e dispositivos móveis.

Confira os equipamentos disponíveis para desenvolvimento:

O Oculus Rift é um óculos de realidade virtual, voltado para quem curte games, desenvolvido pela Oculus VR, empresa adquirida pelo Facebook. O Development Kit (DK2), lançada em 2014, trouxe algumas melhorias, como o uso de um display de OLED de baixa persistência com o dobro da qualidade (são 960×1080 pixels por olho) e um acessório extra para aprimorar o rastreamento de posição.
Leap motion é um pequeno dispositivo com um sensor capaz de captar movimentos dos 10 dedos das mãos do usuário. O gadget permite, portanto, controlar computadores rodando Windows ou Mac usando apenas movimentos no ar.
Xbox 360 é um console de jogos da sétima geração de consoles de videogames produzido pela Microsoft.
O Google Cardboard é um óculos construído com papelão, lentes especiais(biconvexas com a distância focal de 4,5cm), imãs, e nele é acoplado um smartphone com o sistema operacional Android. Através do óculos é possível visualizar imagens reproduzidas em 3D, e games que simulam um ambiente virtual que interagem com os movimentos capturados pelo acelerômetro e o giroscópio do aparelho.
O Kit de Robótica Educacional Criatecno CT100 foi concebido para que pessoas com interesse em robótica possam desenvolver habilidades e competências nesta área. Ele é composto por chassi metálico, placa controladora (Arduino Uno original), protoboard, servomotores, componentes eletrônicos, sensores, cabos, peças diversas e um livro de atividades.
Arcade ou fliperama é um aparelho de jogo eletrônico profissional composto por um gabinete (caixa de madeira ou material plástico), tubo de imagem (CRT) ou monitor de vídeo, fonte de alimentação, controle(s) de jogo e sistema de jogo. O Arcade da FACCAT foi desenvolvido internamente por colaboradores da área de TI e roda o simulador Mame (Multiple Arcade Machine Emulator).

FACCAT Games

O Estúdio de Jogos da FACCAT é um local de referência para o estudo, pesquisa e desenvolvimento de softwares e projetos relacionados a área de Indústria Criativa de Jogos Digitais.

Os participantes adquirem experiência em desenvolvimento de projetos reais de criação de Jogos Digitais e softwares Gamificados além do uso de ferramentas de editoração de imagens e vídeos.