Funcionamento do Estúdio de Jogos Digitais

O Estúdio de Jogos surge como um espaço de referência para o estudo, pesquisa e desenvolvimento de projetos e softwares relacionados com a área da Indústria Criativa de Jogos Digitais.

A ideia do estúdio consiste em trabalhar com duas categorias de projetos, sendo elas:

Projetos Institucionais
Estes projetos são desenvolvidos com o intuito de dar visibilidade ao grupo e aos profissionais da área de Jogos Digitais. São projetos desenvolvidos dentro e fora da instituição.
Projetos de Games
São projetos livres, totalmente a critério dos integrantes do estúdio. O objetivo é instigar a criatividade e o desenvolvimento de competências a partir de um desafio divertido.

 

 Qual o objetivo do estúdio? 

O objetivo do FACCAT GAMES é promover um espaço para aprendizagem e pesquisa na área da indústria criativa de jogos digitais, através do desenvolvimento de projetos de games e tecnologias interativas que auxiliem a comunidade, além de desenvolver competências e experiências dos alunos estagiários do estúdio.

 

Qual a carga horário do aluno estagiário? 

Os alunos selecionados para participar do estúdio serão regularmente avaliados em relação ao desempenho e ao cumprimento de metas, sendo obrigatória a participação no encontro presencial toda semana (com cerca de 3 a 4 horas de duração), além do desenvolvimento das tarefas ao longo da semana, que somam aproximadamente 10 horas de atividades.

 

Como irão funcionar os encontros presenciais? 

No início de cada semestre a comissão organizadora do estúdio irá eleger um dia para os encontros gerais do grupo. Neste dia, ao menos um dos membros da comissão deverá se fazer presente para orientar os estagiários em suas atividades, apresentar o andamento dos projetos e estabelecer metas e prazos com as equipes de desenvolvimento. Este dia do encontro presencial também será utilizado para treinamentos e workshops de tecnologias que serão utilizadas pelo grupo. Nestes encontros haverá ata de presença para controlar o comprometimento dos alunos estagiários.

 

 Quais serão as atividades desenvolvidas no estúdio? 

Os alunos estagiários poderão ser divididos em equipes de projeto, dependendo da demanda do estúdio, podendo participar de um ou mais projetos paralelamente, conforme as demandas. Dentro dos projetos, haverão algumas atividades que serão distribuídas entre os membros da equipe por afinidade ou interesse em aprender determinada tecnologia ou ferramenta. Essas atividades poderão ser realizadas presencialmente nos horários do estúdio ou remotamente, sendo que cumpra com o requisito de presença nos encontros gerais do grupo e realização das tarefas propostas.

Os alunos serão instigados a desenvolver tarefas que agreguem experiência e conhecimento em seus currículos. Todo semestre será emitido um certificado de participação no estúdio, com a quantidade de horas e descrição das atividades desenvolvidas, que servem como comprovante de atividade complementar para os currículos da graduação.

 

Como será a inscrição e processo seletivo? 

A cada semestre ou mediante decisão da comissão organizadora, será aberto o processo seletivo para participação no estúdio. O processo consiste em três etapas:

  1. Inscrição do aluno através de um formulário on-line;
  2. Entrevistas com professores ou membros da comissão organizadora (opcional); e
  3. Avaliação dos alunos feita pela comissão organizadora.

O número de vagas em cada semestre é limitado, conforme demanda dos projetos existentes.

 

Quem pode participar? 

Poderão integrar o estúdio alunos de graduação dos cursos relacionados a área de Tecnologia da Informação (Sistemas de Informação, Sistemas para Internet e Jogos Digitais) e Comunicação (Design) que tenham interesse em desenvolver conhecimentos e experiências na área. Alunos egressos também poderão participar. Eventualmente, dependendo das demandas dos projetos, novas chamadas poderão ser abertas para áreas do conhecimento específicas como Psicologia, Pedagogia, Administração, etc.

 

Quais são as obrigações dos alunos estagiários? 

Os alunos estagiários deverão cumprir a carga horária proposta, participar dos encontros gerais e workshops e desenvolver as atividades propostas nos projetos. A comissão organizadora irá avaliar o desempenho dos participantes do estúdio a partir do empenho, cumprimento de tarefas, presença nos encontros e esclarecimento de dúvidas, podendo optar pelo desligamento dos estagiários que não estiverem atendendo aos requisitos esperados.

 

 

FACCAT Games

O Estúdio de Jogos da FACCAT é um local de referência para o estudo, pesquisa e desenvolvimento de softwares e projetos relacionados a área de Indústria Criativa de Jogos Digitais.

Os participantes adquirem experiência em desenvolvimento de projetos reais de criação de Jogos Digitais e softwares Gamificados além do uso de ferramentas de editoração de imagens e vídeos.